Para culminar as perdas de energia no seu lar (aquecimento e condutividade térmica do espaço-ambiente), as janelas feitas com perfis de PVC são ótimos isolantes, porque quanto mais baixa for a condutividade térmica, maior é o isolamento. As soluções MMalumínios permitem economizar nos consumos energéticos dado que possuem uma capacidade superior de isolamento ao frio e calor, garantindo conforto no seu lar.
“O valor Uw mede o valor de isolamento de um material, já que reflecte a energia que se transmite através desse material. Os perfis de PVC são, destacadamente, os que menos energia repassam.”
Fonte: Kommerling | normativa europeia ISO 10077-1
As janelas são elementos críticos no conforto térmico de um edifício. As janelas são responsáveis não só por perdas de calor no Inverno, mas também por ganhos de calor no Verão, revelando-se como um dos elementos chave e com elevado potencial de melhoria numa habitação. Tal facto é comprovado pelo elevado número de certificados energéticos que apresentam a intervenção nos vãos envidraçados como uma das medidas de melhoria no desempenho energético do imóvel. Neste sentido é essencial comunicar ao proprietário não só o potencial de melhoria das suas janelas, mas também ajudá-lo a selecionar os produtos que respondem às suas necessidades e apresentam o melhor desempenho energético, dotando o consumidor de mais informação para além dos conceitos genéricos que hoje traduzem a percepção de janelas eficientes: “vidro duplo” e “corte térmico”.
De particular relevância são as pequenas intervenções, reabilitações ou obras de melhoria realizadas em edifícios existentes. Para estas intervenções, dependentes do proprietário do imóvel que procura produtos eficientes, a etiquetagem será um importante instrumento para estimular essa procura.
A crescente utilização de janelas com classes mais eficientes de desempenho, quer por opção dos consumidores, quer por sugestão dos próprios fabricantes ou instaladores, irá potenciar a redução da fatura energética das famílias e consequentemente importantes economias de energia para o país. Adicionalmente as janelas mais eficientes proporcionam também reduções significativas dos níveis de ruído exterior sentido no interior das habitações, pelo que os níveis de conforto global no imóvel aumentam consideravelmente.
A etiqueta energética das janelas permite aos consumidores comparar entre soluções no mercado mediante simples verificação da classe de desempenho energético, que vai de “G” (menos eficiente) a “A” (mais eficiente). A classe resulta da avaliação do desempenho da janela no mês mais frio e no mês mais quente do ano, traduzindo a melhor ou pior capacidade de reduzir as perdas térmicas no Inverno ou minimizar o sobreaquecimento no Verão. Tudo para o mesmo referencial normativo, o que permite uma comparação entre janelas, para as mesmas condições.
A etiqueta inclui também outra informação técnica mais detalhada, como os parâmetros de cálculo que serviram para determinação do desempenho energético, para além de dados complementares relacionados com as características do vidro e a capacidade de atenuação acústica da janela. Para além da etiqueta em grande formato fornecida com a janela, esta incluirá também uma pequena etiqueta, incorporada no produto de forma permanente e que garantirá a rastreabilidade de cada janela.
Para mais informações consulte:
http://www.seep.pt